Teclado Dvorak - conversão a USB do IBM M122

Uma das coisas que primeiro comprei após a venda do meu barco foi um teclado mecânico IBM, era o que tinha antes de começar morar no barco no ano 2008, e não o consegui levar comigo a causa do seu peso e tamanho, mas durante 11 anos nunca deixei de ter saudades dele...

Este que comprei foi desenhado em 1985 e ainda no ano 1997 seguia a fabricar-se, costumam ser muito fiáveis, e no 2019 (22 anos depois) ainda funciona como se fosse novo:

Etiqueta de teclado IBM M122 fabricado en 1997

A parte mais complicada foi mudar o conector de RJ45 para USB, porque estes teclados em origem não eram pensados para PCs, mas sim para terminais serie, que se ligam por um cabo serie a um computador central e normalmente só têm modo texto.

Assim foi que tive que comprar também este pequeno adaptador de 3€ que é preciso ligar à controladora para converter o teclado a USB:

El adaptador Soares una vez soldado a los cables

Basicamente é tudo tão simples como soldar 4 cabos a esse pequeno circuito e ligar os seus extremos à controladora original do teclado, na sequência certa, claro.

Nesta foto pode se ver a controladora já unida ao adaptador:

controladora de IBM m122 con conversor Soares unido a ella

E aqui já está tudo a trabalhar, a falta só de por a tampa superior do teclado, que leva 3 parafusos de 7/32 de polegada e faz falta uma chave te tubo para os tirar e voltar pôr, foi uma sorte que tivesse morado tanto tempo num barco inglês, porque se não dificilmente ia ter essa ferramenta em casa.

Teclado IBM M122 abierto con adaptador Soares ya instalado

O resultado final é este, ainda tenho que arranjar mais algumas teclas para substituir aquelas com os autocolantes amarelos, mas assim já dá para trabalhar em condições.

Teclado IBM M122 con distribución dvorak versión Malbusca

O certo foi que o esforço valeu a pena, foi começar usar este teclado e já teclar um 30% mais rápido, e muito mais comodamente, também graças à distribuição dvorak das letras.

Contato - MalBusca.PT © 2019