Uma das coisas que primeiro comprei após a venda do meu barco foi um teclado mecânico IBM, era o que tinha antes de começar morar no barco no ano 2008, e não o consegui levar comigo a causa do seu peso e tamanho, mas durante 11 anos nunca deixei de ter saudades dele...
Este que comprei foi desenhado em 1985 e ainda no ano 1997 seguia a fabricar-se, costumam ser muito fiáveis, e no 2019 (22 anos depois) ainda funciona como se fosse novo:
A parte mais complicada foi mudar o conector de RJ45 para USB, porque estes teclados em origem não eram pensados para PCs, mas sim para terminais serie, que se ligam por um cabo serie a um computador central e normalmente só têm modo texto.
Assim foi que tive que comprar também este pequeno adaptador de 3€ que é preciso ligar à controladora para converter o teclado a USB:
Basicamente é tudo tão simples como soldar 4 cabos a esse pequeno circuito e ligar os seus extremos à controladora original do teclado, na sequência certa, claro.
Nesta foto pode se ver a controladora já unida ao adaptador:
E aqui já está tudo a trabalhar, a falta só de por a tampa superior do teclado, que leva 3 parafusos de 7/32 de polegada e faz falta uma chave te tubo para os tirar e voltar pôr, foi uma sorte que tivesse morado tanto tempo num barco inglês, porque se não dificilmente ia ter essa ferramenta em casa.
O resultado final é este, ainda tenho que arranjar mais algumas teclas para substituir aquelas com os autocolantes amarelos, mas assim já dá para trabalhar em condições.
O certo foi que o esforço valeu a pena, foi começar usar este teclado e já teclar um 30% mais rápido, e muito mais comodamente, também graças à distribuição dvorak das letras.