O barco: já foi!

Finalmente, depois de 5 meses à venda "oficialmente", apareceu alguém com muito interesse e suficiente dinheiro para comprar a Xebec, e desde o 29 de Julho de 2019 já têm uma nova proprietária que espero lhe cuide tão bem como eu lhe cuidei, ou ainda melhor.

Antes de formalizar definitivamente a venda, a compradora mandou tirar o barco da agua para inspeccionar-lo, e eu pintei e envernizei tudo o casco como parte do trato, ficou bastante bem, tive que tirar as letras da popa para pintar a obra morta, mas que eu saiba, o barco seguirá chamándose igual:

La popa de Xebec recién pintada y barnizada, julio de 2019

O certo é que para mim foi um cambio muito importante, e levou-me tempo costumar-me à nova situação, onde em vez de um barco na marina para fugir à procura de novos horizontes, agora tenho dinheiro no banco para tentar melhorar os meus horizontes cá no ilha de Santa Maria.

Realmente há muitos anos que era consciente de que a minha história com o Xebec era um caminho a nenhuma parte, um fugir à procura de "um sítio melhor" que já há tempo que não existe no cada vez mais pequeno e louco mundo em que vivemos (ou sobrevivemos).

Confesso que tive as minhas dúvidas à hora de dar o passo de vender realmente o barco, tinha medo de chegar um dia em que me arrepende-se, mas olha, já passaram 3 meses e ainda estou muito contente com a minha decisão, realmente não fazia sentido conservar o barco se não era para viajar com ele.

Xebec esperando a su nueva propietaria en la isla de Santa María

Fica aqui o anúncio da venda de barco como recordação, quero ficar com essa lembrança na memoria, do barco tudo bonito e arranjadinho para a sua venda, esperando pela seguinte pessoa que o leve a descobrir novos portos e novas aventuras:

Vista de perfil del Halcyon 27
EstaleiroOffshore Yachts (UK)
ModeloHalcyon 27 (1970)
MaterialFibra de vidro (casco e convés)

Medidas

  • Comprimento: 8.23m (27 pés)
  • Boca: 2.34m
  • Calado: 1.40m
  • Altura interior: 1.80m
  • Peso em vazio: 3.048 kg

Neste vídeo (em espanhol), faço uma visita guiada ao barco, foi gravado o 11 de Fevereiro de 2019:

Papeis

  • Bandeira Belga (sem limites de navegação nem necessidade de carta)
  • Seguro pago até Fevereiro de 2020 (Allianz Espanha)
  • Marina paga até Fevereiro de 2020 (em Santa Maria, Açores)
  • Não precisa Vistoria por ter bandeira belga

O barco está amarrado no último pontão da marina de Vila do Porto:

Mastro e cruzetas sobredimensionados (novos em 2005):

  • Jarcia firme nova em 2015
  • Drizas y amantillo novos 2015
  • Enrolador Furlex S200
  • Manobra completa spinnaker (com tangão)
  • Lazy jacks
  • Babystay para tormentín (2015)
  • Manobra simples, fiável e eficiente

Velas em bom estado:

  • Maior SKB ano 2002, bastante bom estado (3 rizos)
  • Genoa SKB com banda UV nova 2011, estado bom
  • Spinaker antigo mas com muito pouco uso
  • Probando el Spinaker en Xebec
  • Tormentín em bom estado

"Self draining" cockpit e convés antiderrapante com pasilhos largos para maior segurança:

Equipamento de convés:

  • Molinete âncora Lofrans Royal
  • Ancora Sowester CQR com 35m de corrente (regalvanizada na Horta em 2016)
  • Capota antirociones e dodgers
  • Toldo cockpit:
  • En Viveiro, estrenando el toldo para el Sol
  • 2 douradas grandes
  • Escotilha de bronze para acesso saída barrão e silenciador
  • Rat-lines com cornamusas a ambos costados
  • Remo de 3 metros com 2 pontos de apoio (popa e costado)

Cofres do cockpit muito amplos:

Mesmo proprietário durante os últimos 11 anos, manutenção sempre ao dia:

Equipamento de navegação:

  • Piloto automático de vento Hassler
  • Sistema de precisão para fixar o ângulo da cana do leme
  • Compassos Plastimo (de mamparo e de marcações)
  • Sonda Raytheon
  • VHF de mão
  • Veleta mastro nova 2015
  • tope de mástil de Xebec con veleta y luz de tope
  • 2 bombas de achique manuais (Whale e Jabsco)
  • Reflector de radar grande
  • Extintor
  • Fachos de mão, foguetes e sinais de fumo
  • Aro salvavidas com baliza

Cozinha prática e funcional com 2 pias grandes e muito espaço de estiva:

  • Tanque de agua doce por gravidade
  • Agua salgada em pias e por gravidade
  • Cozinha Electrolux ORIGO 3000 (2 fogões) vasculante

Mesa de cartas grande com muito espaço para livros:

Duas liteiras com estofados e esponjas (azules) novas de 2017, poucos meses de uso:

Duas mesas com distintas posições de uso e estiva, na liteira de estribor:

No centro do salão:

Na parte central do barco há um amplo espaço de estiva a bom bordo:

E no costado de estribor está a casa de banho, com entrada de agua por gravidade e saída mediante bomba Whale Mk5:

O camarote de proa tem 2 liteiras em forma de "V", com o cano da corrente da âncora no centro que pode-se mover a em costado quando o barco não está a navegar:

Assim fica uma cama grande de casal, de 1.90m de comprimento por 1.70 m de largura na parte maior, todas as esponjas (azuis) são novas do ano 2017 e têm poucos meses de uso:

O camarote de proa tem muito espaço de estiva:

Na proa há mais um espaço de estiva com a continuação do cabo de aço do baby-stay:

A sentina, e todo o barco, estão limpos, secos e sem cheiros:

O lastre é de chumbo encapsulado na fibra de vidro, a sentina dá para estivar muita coisa:

O motor e todos os seus sistemas foram instalados novos em 1999, e sempre foram bem mantidos, têm por volta de 1300 horas:

  • Beta Marine 12CV (Kubota)
  • Refrigerador novo (2015), também cotovelo escape, mangeiras...
  • Fecho barrão e cojinetes (Vetus) novos (2015)
  • Patas motor novas (2015)
  • Tanque gasóleo inox, limpado e revisado em 2015
  • Baterias novas (2) ano 2017 (70 y 90 Ah)
  • Consumo: menos de 1 litro por hora a 4 ou 5 nós de velocidade

Melhorias feitas nos últimos anos:

  • Peça de proa nova em aço inox, com saída para 2 ancoras e reforço de roda até linha de flutuação
  • Reforço base mastro e mamparos (2009, ver vídeo), é um ponto fraco em este tipo de barcos, ficou melhor que novo:
  • refuerzo base mástil interior centro
  • Reforços estruturais interiores (2009), maiores do realmente necessário, para navegar mais tranquilo
  • Leme novo (2012), feito no estaleiro de Câmara de Lobos com madeira de tola de Gabão com um corte perfeito:
  • Nacho y xebec en camara de lobos
  • União do leme e a cana em aço inox marinho de 6 e 10 mm
  • Descascado e reenfibrado de todo o casco (2014) usando resina epoxy
  • Jarcia fija e móvel nova em 2015, incluindo esticadores, manilas, peças do convés, etc

É um barco muito seguro e estável que pode levar uma ou duas pessoas até quase qualquer parte do mundo, muitos idênticos têm dado a volta ao mundo uma ou mais vezes, por exemplo o primeiro barco do Holandés Errante de Calafell era um Halcyon 27.

Está em muito bom estado de manutenção, cuidado como se fosse um filho, pode ser visto na marina de Santa Maria (Açores), até onde há voos directos desde Lisboa às Quintas e aos Domingos, para mais informaçṍes contactar por email ou telefone ((+34) 969 59 1212).

Contato - MalBusca.PT © 2024